Acabou a luz: 10 ideias para entreter as crianças no escuro

Estava prestes a colocar o post de hoje no ar quando acabou a luz e, conseqüentemente, perdi a conexão da internet. Pensei em recorrer ao iPad, mas logo lembrei que a bateria tinha acabado à tarde e não coloquei para carregar…Lei de Murphy! Só me restou relaxar (com relação ao post) e focar em como entreter (e curtir) as crianças na escuridão que estava por vir. Seguem abaixo algumas ideias que colocamos em prática hoje e outras que ficaram na manga para a próxima chuva forte e possível falta de luz:

  1. Roda de contação de histórias: vale os pais contarem histórias conhecidas ou inventar uma com tudo que passar pela cabeça. Por aqui tentamos construir uma história coletiva, com cada um inventando um pedaço, mas deu confusão. A maior não gostou do começo das histórias dos outros e o menor se enfureceu quando a irmã tirou a fada do Sitio do Pica-Pau Amarelo, onde ele tinha dito que ela morava!
  2. Cantar e tocar músicas: vale cantoria à capela ou acompanhada de violão ou outros instrumentos musicais. Mas o mais divertido mesmo é pagar todos os instrumentos disponíveis e formar uma banda barulhenta.
  3. Jantar a luz de velas: é sempre uma diversão, pois as minhas crias adoram uma novidade. O desafio por aqui é garantir que o pequeno não apague a vela, que é sempre “do parabéns”.
  4. Sombras na parede: aproveite a luz da vela para fazer bichinhos na parede para os pequenos descobrirem quais são.
  5. Dormir numa cabana de lençol: pode ser montada em cima da própria cama da criança com ajuda de cabo de vassoura ou, ainda melhor, se tornar uma grande fortaleza na sala, para que todos possam dormir juntos. Ter os bonecos preferidos como companheiros e lanterna como iluminação são diversão garantida. Não tem como não curtir uma festa do pijama em família.
  6. Caça ao tesouro no escuro: Vá dando dicas simples para os pequenos encontrarem, com a ajuda de uma lanterna, o tesouro escondido.
  7.  Desenhos no ar com incenso: Depois de muita orientação e combinados com as crianças acenda incensos e com a luzinha da ponta faça desenhos no escuro.
  8. Observar relâmpagos: ficar olhando para o céu esperando o próximo relâmpago e contar os segundos que o separa do som do trovão. Adoro puxar papo com os pequenos para que eles falem sobre o que pensam daquele momento, sempre saem pérolas ótimas.
  9. Jogos a luz de velas: a falta de luz é uma ótima oportunidade de reunir a família entorno de jogos de tabuleiros, quebra-cabeças pequenos, ou qualquer outro jogo que não exija energia elétrica.
  10. Esconde-esconde no escuro: pode ser uma brincadeira entre dois ou mais integrantes da família. Uma equipe (individual, dupla, trio, como quiser) se esconde e a outra usa uma lanterna para encontrá-los. Quando o fizer, os papeis trocam. Quem se escondeu passa a procurar e vice-versa.

4 comentários sobre “Acabou a luz: 10 ideias para entreter as crianças no escuro

  1. Putz! queria ser tua filha para poder aproveitar todas essas ideias maravilhosas!!! hehehhh
    Muito boas as tuas dicas, vou tentar colocar em prática com filhos bem grandinhos, só não vai rolar a cabana, pois teria que ser uma grande tenda HAHAHAHA… filho com mais de 1,90 não dá!
    Teu blog tá cada dia MELHOR!
    bjos!
    Sílvia, fã nº 1 da Tati

  2. Oi, eu de novo… faço minhas as palavras da Silvia! Enquanto lia, me imaginei criança e aproveitando todas essas brincadeiras… amei! Ainda, lembrei de algo que falava para as minhas crias em dias de trovoada, para que eles não sentissem medo… que o barulhão que eles ouviam eram os anjinhos brincando de carrinho-choque… 🙂 Confesso que ajudou! Beijo linda! Tô amando ler os posts! Parabéns pela originalidade, simplicidade, criatividade, e, principalmente, AMOR que coloca em seus textos!

Deixe um comentário